top of page

A importância do uso dos óculos de sol

Atualizado: 22 de ago. de 2022

Os óculos de sol atuam como um filtro para a luz que atinge os olhos, protegendo-os contra as radiações, tornando-se assim o principal aliado da saúde ocular.

Imagem: Pexels


óculos de sol não deve ser um aliado apenas quando estamos diretamente sob o sol. Asradiações ultravioleta UVA e UVB, que prejudicam gravemente o cristalino, a retina e a córnea, podem afetar também quem está dentro de um carro ou próximo a uma janela e até mesmo usando lentes escuras que não possuem proteção. Parte da radiação mais perigosa é facilmente refletida pela janela de vidro padrão ou através ou pelo entorno das lentes de muitos óculos de sol (replicas e de camelôs) alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO).


Muitas pessoas optam pelos óculos falsificados devido ao preço. No entanto, é aquele velho ditado: o barato sai caro.

Este tipo de óculos não tem proteção alguma, serve única e exclusivamente para enfeite nos olhos. O grande problema é que, no escuro, nossas pupilas se dilatam, abrindo caminho para mais radiação e aprimorar a visão.


Agora, imagine os óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir.



Imagem: Pexels

Como proteger os seus olhos?:


· Use sempre óculos de sol quando está ao ar livre, ao sol ou à chuva.

· Compre apenas óculos de sol que protegem dos raios ultravioletas. A proteção contra os raios ultravioletas não está associada à escuridão das lentes. Se possível, compre óculos que protegem os olhos 100% contra os raios ultravioletas.

· Mesmo em dias nublados deve lembrar-se de usar os óculos de sol, visto que os raios solares continuam a agredindo os olhos.

· Existem lentes de contato especiais que protegem contra um grande número de raios solares. Pergunte ao seu especialista de olhos se as suas lentes de contato bloqueiam os raios nocivos. Mesmo assim deve usar óculos de sol, visto que a maior parte das lentes de contato não protegem nem dos raios UVB nem dos UVA.



75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page