top of page

Menos açucar

Atualizado: 22 de ago. de 2022

O consumo de açúcar vem crescendo no mundo todo e se transformou numa das principais questões da saúde pública em vários países. O Brasil é um deles. Por aqui, o consumo per capta de açúcar responde pela ingestão de 40O a 500 calorias/dia, segundo estudo conduzido na Universidade de Harvard (EUA).

Imagem: Pexels

O descontrole glicêmico no Brasil é maior do que se possa imaginar. A VIGITEL 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa anual realizada pelo Ministério da Saúde desde 2006,  mostra que 18,1% dos brasileiros comem doce diariamente, sendo 15,6% da população masculina e 20,3% das mulheres.

Segundo Queiroz Neto o aumento e redução da espessura do cristalino provocado pelo flutuação da glicemia predispõe à formação da catarata, opacificação do cristalino. Hoje, a operação é a única forma de eliminar a catarata.  O especialista diz que o ideal para diabéticos é a cirurgia a laser. Isso porque, a técnica  faz cortes precisos e numa inclinação autosselante que dispensa o fechamento com pontos. Esta precisão, destaca, diminui o risco do procedimento, agiliza a recuperação e evita distorções visuais provocadas pela cicatrização irregular que pode ocorrer no método convencional.


A mais temida doença ocular decorrente da hiperglicemia é a retinopatia que geralmente aparece depois de 10 anos convivendo com o diabetes. O especialista afirma que a retinopatia resulta da obstrução dos vasos da retina. Inicialmente leva à diminuição da visão e à formação de manchas quando atinge parte da mácula, porção central da retina responsável pela visão de detalhes.  Conforme evolui pode levar à formação de novos vasos. Por serem mais frágeis estes neovasos, podem romper e causar grande hemorragia no fundo do olho que leva à cegueira definitiva. 



Imagem: Pexels

Queiroz Neto alerta que alguns alimentos aumentam o risco de obstrução dos vasos e artérias. São os que combinam glicose e frutose, como por exemplo os refrigerantes, sucos industrializados, entre outros. Isso porque, explica, quando este coquetel cai no fígado é convertido em gordura. Para manter a visão, o oftalmologista recomenda checar a composição dos alimentos. Sempre que combinar açúcar e frutose representa um risco mais para a circulação, inclusive dos olhos.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page